O QUE É HIPNOTERAPIA?
- Thomas Liberatus
- 23 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de abr.
A hipnoterapia está ganhando destaque na mídia pelas suas diversas aplicações, que ajudam pacientes com diversos tipos de problemas muito comuns. Ela tem sido utilizada e é estudada há mais de 100 anos, ajudando as pessoas a obter mais controle sobre comportamentos indesejados.

A hipnoterapia (ou hipnose clínica) é o uso clínico da hipnose, ou seja, a aplicação da hipnose por um profissional de saúde em seu contexto de atendimento. Ela é usada para induzir o paciente a um estado especial de consciência (ou transe hipnótico), que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.
Esse estado de transe hipnótico, ou também denominado como “transe” é semelhante a estar completamente absorvido em um livro, filme, música ou até mesmo nos próprios pensamentos ou meditações.
Nesse estado, os pacientes podem focar sua atenção completamente para dentro de si. O objetivo é utilizar todos seus recursos internos para ajudá-los a fazer mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].
No contexto clínico, conseguir eliciar esse estado aumenta consideravelmente o engajamento do cliente no tratamento, além de ter outros benefícios comuns em diferentes aplicações.
A hipnoterapia conduzida por um terapeuta ou profissional de saúde treinado é considerada um tratamento seguro, complementar e alternativo.
Não é controle da mente ou lavagem cerebral.
Então ela continua sendo considerada uma técnica eficaz e amplamente utilizada por grandes profissionais em todo o mundo com o objetivo de aumentar a eficácia dos resultados clínicos.
Comments